top of page
iniciacaoaojornali

A importância dos espaços públicos para a prática esportiva

Projetos de revitalização garantem aos moradores da periferia acesso livre a quadras e à cultura do esporte


Por Bárbara Bigas




O direito do cidadão brasileiro à prática esportiva está descrito na Constituição Federal de 1988, tendo como uma de suas principais características o investimento público para a promoção do esporte em níveis educacionais ou profissionais.


Para a área da saúde, um dos hábitos a serem adquiridos para o momento do exercício é a prática ao ar livre. Exercitar-se em espaços abertos estimula o estado mental de relaxamento e pode diminuir os sintomas da depressão, entre outros benefícios.



Campeonato “The King” acontecendo na Casa do Hip-Hop de Diadema. [Foto: Facebook OnFire Basquete]


Unindo essas duas características, tem-se a importância do espaço público destinado à prática esportiva, de modo a democratizar o acesso da população de todas as faixas etárias e grupos sociais. Os impactos disso são diversos: a promoção da sociabilidade e interatividade, desenvolvimento de um corpo e mente mais saudáveis e o surgimento de hobbies e atividades para lazer.


Em Diadema, no ABCD Paulista, o grupo OnFire Streetball realiza um trabalho de revitalização de quadras de basquete em espaços periféricos, além de promover campeonatos de basquete de rua, também chamado de streetball.


“O streetball democratiza o esporte porque as pessoas conseguem jogar tanto com atletas que são de alto nível mas que não chegaram ao profissionalismo quanto os que não são. Acho que o streetball democratiza o esporte e por democratizar, acaba o incentivando”, diz Fernando “OnFire”, idealizador do projeto.


A ideia surgiu a partir de uma carência de espaços destinados à prática do basquete durante a infância e adolescência de Fernando e seus colegas de bairro. Ele relembra essa época e conta como esse fato foi transformado pela consciência do espaço público destinado ao esporte como um direito do cidadão: “[Em Diadema] não tinha nada voltado pro basquete. Depois de muitos anos estudando, entendendo um pouco de política pública, de direitos e deveres, comecei a entender que nós tínhamos uma comunidade grande de praticantes do esporte na cidade e que aquilo, se fosse organizado, poderia fazer uma pressão no poder público, até mesmo em empresas, e que a gente poderia mudar essa realidade de carência na prática do basquete.”



Revitalização feita em quadra do Parque do Paço, em Diadema/SP. [Foto: Facebook OnFire Basquete]


A parte social do OnFire Streetball é o seu maior destaque. Num período de 1 ano e 10 meses, o projeto já revitalizou 7 quadras. Embora as reformas ainda se concentrem apenas em Diadema, os campeonatos de basquete já se expandiram para outras cidades paulistas e acontecem em paralelo a outras manifestações da cultura hip-hop: “A gente sempre procura envolver entretenimento no campeonato: um evento de grafite acontecendo junto, apresentações de breaking, ou fazemos campeonatos em shows de hip-hop. Isso populariza mais o esporte, não fica tão nichado, por mais que seja um campeonato de basquete existe também um entretenimento que atrai mais público.”


1.529 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page