Eventos ligados à periferia nos municípios de São Paulo
Por Jaqueline Silva, Natane Pedroso e Vitor Cavalari
Agenda Quilombaque, nas Bibliotecas Municipais SP
A Comunidade Cultural Quilombaque é uma organização sem fins lucrativos que surgiu em 2005, a partir da iniciativa de um grupo de jovens, moradores de Perus, bairro periférico situado na zona noroeste de São Paulo e que concentra os piores índices socioeconômicos e culturais, onde as maiores vítimas são os jovens. Conheça, participe e agregue ideias. As portas estão sempre abertas.
Quando: 11 de novembro — 28 de novembro
Onde: evento online transmitido pelo Facebook: https://www.facebook.com/events/1144734815958280
Quanto: gratuito
Salve Kebrada
Evento Online - Dia 30 de novembro. Live aberta às 20 horas. Traga sua arte, protesto, energia, conhecimento e liberdade para se expressar da maneira que quiser. Aqui você tem vez e voz! Valorize a cena cultural independente do seu bairro!
Quando: 30 novembro
Onde: evento online transmitido pelo facebook, https://fb.me/e/1VJ6aBX79
Quanto: gratuito
"O CASARÃO ESTÁ ONLINE"
O Projeto Casarão Arte Livre é uma iniciativa totalmente independente, nosso foco é ocupar o centro de convivência do Parque Pinheirinho com todo tipo de arte possível, a fim agregar valores para os moradores do entorno e visitantes. Haverá prática de Yoga, Espaço Kids, Painel Cultural, Dj's, Microfone aberto e muito mais.
Devido a esse contexto pandêmico, estamos realizando as atividades do Casarão Arte Livre via lives no Instagram do evento: https://www.instagram.com/casaraoartelivre. Realização: Coletivo Ocupa Pinheirinho
Quando: 20 de dezembro. A partir das 09 horas.
Onde: Evento online via https://fb.me/e/3vQzuYso0
Quanto: Gratuito.
Pinacoteca apresenta “OS GÊMEOS: Segredos”
A primeira exposição panorâmica dos gêmeos mais famosos da arte, Otávio e Gustavo Pandolfo mostrará mais de 1000 itens, tendo alguns inéditos e nunca mostrados para o público que os segue no mundo todo. Como proposta de reabertura dos museus, a entrada será gratuita para todos os visitantes, desde que confirme a presença com horário marcado pelo site da Pinacoteca.
Seus trabalhos contam histórias por vezes autobiográficas, mescladas com o lúdico dos artistas. A mostra promete pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, desenhos e cadernos de anotações dos gêmeos.
Quando: de 15 de outubro de 2020 até 22 de fevereiro de 2021; de quarta a segunda, das 14h às 20h
Onde: Edifício Pina Luz - Praça da Luz 2, São Paulo, SP – Galerias Temporárias e Octógono (1º andar), pátio 1 e outros espaços internos e externos
Quanto: inteira - R$ 25, apenas pelo site da Pinacoteca (www.pinacoteca.org.br), meia entrada - R$ 12,50.
O IRB Brasil vai oferecer entrada gratuita para todos os visitantes da Pinacoteca, reservando o ingresso com data e horário no site da Pinacoteca. Aos sábados, a entrada da Pina também permanece gratuita para todos, mas é preciso reservar pela internet.
Mostra de Cinemas Africanos
Iniciada em setembro e com duração até dezembro, a nova edição do Cine África destrincha títulos documentais e de ficção que se passam entre as multiculturalidades, nacionalidades e a diáspora do continente africano. Com filmes que receberam notoriedade nos festivais de cinema mais influentes do mundo, como Cannes, Toronto, Veneza e Fespaco; os originais dos países de Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia, Nigéria, Quênia, Senegal e Sudão encontram o público brasileiro através da linguagem que se adapta com legendas em portugûes.
As exibições são gratuitas e totalmente online, acontecendo todas às quintas pelo site da Mostra. A plataforma exibe uma estreia por semana, e os curtas e longas ficam disponíveis no site por mais alguns dias para quem deseja rever. Entrevistas exclusivas com os diretores e/ou diretoras também fazem parte do variado catálogo, incluindo os telespectadores no ideário da produção. Confira toda a programação!
Quando: todas às quintas, até 2 de dezembro
Onde: Cinema #emcasacomsesc
Quanto: gratuito
18º Festa Literária Internacional de Paraty - FLIP Virtual 2020
Declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, o Centro Histórico de Paraty é palco da Festa Literária Internacional de Paraty, que tem duração de cinco dias. Durante a Festa, as ruas de pé-de-moleque da cidade fluminense abrigam admiradores da literatura e de outras artes. Aqueles que desejam conhecer cada vez mais os passos da elaboração criativa de escritores participam de bate-papos com autores nacionais e internacionais para partilhar o amor pela quinta arte.
Desde 2003, a Flip acontece presencialmente como um convite para conhecer a cidade e apoiar o turismo local, mas nesta edição extraordinária o evento teve de se reinventar para o espaço online, por conta da pandemia da Covid-19 e do distanciamento necessário para controlá-la.
A 18º Flip homenageia a poeta norte-americana Elizabeth Bishop (Questões de Viagem, 2020 - Companhia das Letras) e contará com a presença de diversos autores e artistas de outras partes do mundo, como da Colômbia, Estados Unidos, Inglaterra, Nigéria e de muitas regiões brasileiras, como a historiadora e jornalista Lilia Schwarcz. Confira a programação completa no site da Flip!
Quando: de 3 a 6 de dezembro de 2020
Onde: totalmente online, as mesas serão transmitidas pela plataforma própria da Festa e em todos os canais e redes sociais da Flip
Quanto: gratuito
Flipinha Virtual 2020
Atividades que expandem o imaginário infanto-juvenil em edições anteriores e presenciais da Flip.
A Flipinha é uma edição da Festa Literária Internacional de Paraty voltada para crianças e adolescentes. Visando aproximar o imaginário infantil da literatura e da arte, haverá conversas com escritores de livros infantis em debate aberto com pais e o público alvo infanto-juvenil. Nos mesmos moldes da Flip, o evento será realizado respeitando as recomendações de saúde e de distanciamento, totalmente online.
Quando: de 24 a 27 de novembro, com horários variados
Onde: totalmente online, as mesas serão transmitidas pela plataforma própria da Festa e em todos os canais e redes sociais da Flip
Quanto: gratuito
Bastidores do Samba no Instagram com Jorge Aragão e João Marcello Bôscoli
O Teatro Bradesco termina sua série de lives com personalidades renomadas no cenário cultural nacional durante a pandemia. No dia 26 de novembro, o cantor João Aragão contará histórias do samba enquanto canta grandes sucessos de sua longa carreira junto do amigo e produtor musical filho de Elis Regina, João Marcello Bôscoli.
Quando: 26 de novembro
Onde: evento online transmitido pelo Instagram do Teatro Bradesco, @teatrobradesco
Quanto: gratuito
Commentaires