O período inaugural do projeto pretende difundir a prática do voleibol entre os jovens da comunidade
Por Maria Trombini
A comunidade São Remo conta com mais uma política de incentivo ao esporte. Em fevereiro de 2022, tiveram início na nova quadra poliesportiva do local aulas sobre voleibol, direcionadas a crianças e jovens de sete a 17 anos. Os encontros acontecem aos sábados, a partir das 16 horas.
O número de participantes envolvidos nas aulas ainda é reduzido devido a questões de infraestrutura e de serviços. Entretanto, as lideranças comunitárias já se movimentam a fim de resolver tal problema. Rosangela “Tica”, membro da Associação Poliesportiva, afirma: “Muito em breve estaremos bem estruturados para que o alcance [do projeto] seja maior”.
O projeto era planejado pela Associação desde a criação da instituição, em 2011. Ao longo dos anos, o processo de estruturação do local se deu por ação própria da comunidade e parceiros, sem contribuições do poder público. Porém, a construção da sede da instituição só teve início efetivo em 2021, em parceria com a Love.Fútbol, organização internacional cujo objetivo central se dá pela difusão do esporte em espaços periféricos.
A revitalização da área encontrou alguns empecilhos, como as rachaduras no piso. Elas foram causadas por sucessivos recapeamentos no local, nos quais os materiais utilizados não aderiram ao pré-existente. Apesar das análises realizadas pelas entidades responsáveis pela obra, o problema ainda persiste, visto que se trata de uma questão estrutural e de altíssimos custos. Os organizadores ressaltam, no entanto, que a vivência no espaço nunca ofereceu quaisquer riscos à população.
Ademais, o local é palco de outras ações e eventos promovidos pelas lideranças da comunidade. São divulgadas informações periódicas sobre a agenda de atividades, que podem ser acessadas por meio da página da Associação Poliesportiva no Facebook.
Muito bom!!!